Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cedências de liquidez à banca portuguesa com descida ligeira em Agosto

O recurso dos bancos portugueses à liquidez do BCE desceu ligeiramente em Agosto. Foi a terceira queda mensal consecutiva que coloca a dependência do banco central no valor mais baixo desde 2010.

Reuters
Rui Barroso ruibarroso@negocios.pt 13 de Setembro de 2016 às 11:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

Os bancos portugueses continuam a reduzir a dependência do BCE. Em Agosto, os valores das cedências de liquidez do banco central às entidades financeiras desceu 73 milhões de euros para 23.135 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal divulgados esta terça-feira, 13 de Setembro.  

Apesar da descida em Agosto ter sido ligeira, confirma a tendência de diminuição do recurso à liquidez do BCE, que está no valor mais baixo desde Abril de 2010. Foi o terceiro mês consecutivo de descidas. Uma das reduções mais significativas tinha ocorrido em Julho, mês em que o sistema bancário nacional cortou em mais de 1,5 mil milhões de euros no recurso às facilidades de liquidez do banco central.

Desde o início do ano, o montante cedido pelo BCE (liderado por Mario Draghi, na foto) já desceu mais de três mil milhões de euros. E o valor actual das cedências de liquidez é 60% inferior ao pico atingido em Junho de 2012. Nessa altura, com os mercados de financiamento vedados aos bancos portugueses, o recurso à liquidez do BCE superou os 60 mil milhões de euros.

Cedências de prazo alargado

A grande maioria das cedências de liquidez solicitadas pelos bancos nacionais diz respeito a operações de refinanciamento de prazo alargado. O financiamento obtido neste tipo de operações supera os 21 mil milhões de euros.

O BCE tem em curso operações direccionadas de refinanciamento de prazo alargado, com maturidades de quatro anos e que têm uma regularidade trimestral até Março de 2017. O objectivo é garantir liquidez para que os bancos da Zona Euro possam conceder crédito à economia real. A última operação tinha sido feita em Junho e este mês de Setembro o BCE irá fazer uma nova ronda de financiamento. 

Ver comentários
Saber mais Banca Banco de Portugal BCE Mario Draghi
Mais lidas
Outras Notícias