Banca & Finanças CGD conclui venda da unidade da África do Sul por 215 milhões

CGD conclui venda da unidade da África do Sul por 215 milhões

Cerca de três semanas depois de ter concluído a venda da filial espanhola, a CGD anunciou o fim do processo de alienção da subsidiária sul-africana, a Mercantile, ao Capitec.
CGD conclui venda da unidade da África do Sul por 215 milhões
Miguel Baltazar
Rita Faria 07 de novembro de 2019 às 07:39

A Caixa Geral de Depósitos concluiu a venda da Mercantile, a sua subsidiária na África do Sul, por 3,56 mil milhões de rands sul-africanos (cerca de 215 milhões de euros) ao Capitec Bank, depois de o negócio ter recebido luz verde dos reguladores daquele país, no mês passado.

"A Caixa Geral de Depósitos (CGD) formalizou hoje a venda definitiva das ações representativas de 100% do capital social da Mercantile Bank Holdings Limited (Mercantile), ao Capitec Bank Limited (Capitec), por 3,56 mil milhões de rands sul-africanos (ZAR), cerca de 215 milhões de euros (considerando uma taxa de câmbio EUR/ZAR de 16,5), numa cerimónia de assinatura realizada em Joanesburgo, na sede da Mercantile", informa o banco público em comunicado emitido à CMVM.

Segundo a CGD, esta alienação deverá ter um impacto de 37 pontos-base no rácio CET1 consolidado, dos quais 13 pontos-base em resultado de ganhos de capital e os restantes resultantes da desalavancagem da participação.

O processo de venda do Mercantile, iniciado em 2017, faz parte do plano estratégico da CGD aprovado no âmbito do processo de recapitalização, e que prevê a racionalização do negócio internacional do banco.

Nesse âmbito, o banco liderado por Paulo Macedo concluiu também, há cerca de três semanas, a venda do BCG, a filial espanhola, ao Abanca por 364 milhões de euros.

No comunicado, a CGD salienta que, além da alienação destas unidades internacionais, tem como objetivo "a redução da sua estrutura de custos e do volume de ativos não-performantes do seu balanço, de forma a melhorar a sua rentabilidade".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI