Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CGD precisa de 1,8 mil milhões de euros para alcançar core tier one de 9%

A Autoridade Bancária Europeia estima que a Caixa Geral de Depósitos necessita de 1,8 mil milhões de euros para cumprir as exigências de capital. Este valor não tem ainda em conta o aumento de capital de 100 milhões de euros.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 08 de Dezembro de 2011 às 17:35
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
Em comunicado à CMVM, o banco público revela que "tem uma insuficiência de capital de 1.834 milhões de euros" e compromete-se a corrigir esta situação até Junho de 2012 (data definida pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, sigla em inglês) para que todos os bancos europeus alcancem um core tier one de 9%).

No mesmo comunicado, a CGD afirma que irá apresentar até 20 de Janeiro de 2012 uma proposta respeitante às várias acções necessárias para cumprir o objectivo de [core tier one] 9%.

O montante revelado hoje pela EBA representa uma diminuição face ao valor apresentado em finais de Outubro. Nessa altura, a EBA identificou que as necessidades de capital da CGD totalizam 2,24 mil milhões de euros, dos quais 1,46 mil milhões eram determinados pela necessidade de avaliar a dívida soberana a preços de mercado.

Já depois disso, o banco do Estado realizou um aumento de capital por incorporação de reservas no valor de 100 milhões.

Bancos portugueses precisam de angariar menos 850 milhões de euros

A EBA revelou igualmente as necessidades de todos os bancos portugueses. Os maiores bancos portugueses precisam de angariar 6,95 mil milhões de euros em novo capital, até Julho do próximo ano.

Este valor representa uma redução de 850 milhões de euros face aos valores preliminares divulgado a 26 de Outubro deste ano, também pela EBA.
Ver comentários
Saber mais CGD Caixa Geral de Depósitos EBA 9% core tier one
Outras Notícias