Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Christie's leva colecção Miró do BPN a leilão em Londres em Fevereiro

A colecção de 85 quadros do pintor Joan Miró, que está nas mãos do Estado desde a nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), será leiloada pela Christie's em Fevereiro em Londres, avançou hoje à Lusa o presidente da Parvalorem.

Bruno Simão/Negócios
Lusa 19 de Dezembro de 2013 às 20:50
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...

"A Christie's venceu o procedimento oportunamente lançado e em relação ao qual concorreram quatro leiloeiras internacionais. Em Fevereiro, será realizado um leilão internacional, em Londres", revelou Francisco Nogueira Leite, presidente da Parvalorem, um dos três veículos estatais criados para gerir os activos do BPN.

 

Em Julho de 2012, a então secretária de Estado do Tesouro e actual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, tinha anunciado numa audiência perante a comissão parlamentar de inquérito ao BPN que o Governo iria consultar as principais leiloeiras internacionais (entre as quais, a Sotheby's e a Christie's) no sentido de se realizar um "leilão público, com toda a transparência", para vender esta colecção ímpar do pintor catalão.

 

Na ocasião, Maria Luís Albuquerque não avançou nenhuma estimativa para as potenciais receitas resultantes da venda destes quadros.

 

Refira-se que, na altura da nacionalização do BPN, em 2008, várias notícias apontavam para que o valor desta colecção ultrapasse os 80 milhões de euros.

 

Certo é que a Christie's foi a entidade escolhida para promover o leilão que promete captar a atenção de coleccionadores de todo o mundo, que convergirão para Londres para participar nesta venda.

Ver comentários
Saber mais Christie's Francisco Nogueira Leite secretária de Estado do Tesouro Maria Luís Albuquerque Miró BPN leilão
Outras Notícias