Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CMVM aplicou coimas de 1,5 milhões em 2018

Foram mais de 30 os processos de contraordenação decididos pela CMVM no ano passado. Totalizaram coimas de 1,5 milhões, mas 1 milhão fica suspenso.

A nova administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), liderada por Gabriela Figueiredo Dias, é composta por membros com experiência na área financeira, todos nomeados pelo Governo de António Costa. A presidente do supervisor do mercado de capitais já integrava o conselho e, em Novembro de 2016, mais de um ano após o fim do mandato do antecessor (Carlos Tavares), foi nomeada para as novas funções. Mesmo antes de subir à administração, Figueiredo Dias, que fez carreira como advogada e académica na área do Direito, estava na CMVM desde 2007. Os restantes quatro administradores também têm experiência na área financeira. Filomena Oliveira saiu da CGD para o supervisor e já tinha estado no IGCP e na Direcção-Geral do Tesouro. Afonso Silva foi gestor da Açoreana dois anos e antes foi gestor de várias empresas. João Gião esteve quase dez anos na CMVM antes de ir para o Mecanismo Europeu de Estabilidade, de onde regressou. Já Rui Pinto esteve na direcção de supervisão do Banco de Portugal.
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 10 de Janeiro de 2019 às 10:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aplicou coimas de 1,5 milhões de euros ao longo do ano passado, ainda que só tenha obrigado ao pagamento de 575 mil euros, de acordo com cálculos do Negócios feitos com base em dados publicados pelo regulador.

A coima de 300 mil euros imposta à Gesfimo, suspensa em metade do seu valor, foi a que se destacou pelo montante, mas houve mais de 30 decisões do conselho de administraç...
Negócios Premium
Conteúdo exclusivo para assinantes
Já é assinante? Inicie a sessão
Assine e aceda sem limites, no pc e no smartphone
  • Conteúdos exclusivos com melhor da informação económica nacional e internacional;
  • Acesso sem limites, até três dispositivos diferentes, a todos os conteúdos do site e app Negócios, sem publicidade intrusiva;
  • Newsletters exclusivas;
  • Versão ePaper, do jornal no dia anterior;
  • Acesso privilegiado a eventos do Negócios;
Ver comentários
Saber mais CMVM Comissão do Mercado de Valores Mobiliários contraordenações
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Informação de qualidade tem valor. Invista. Assine já 1mês / 1€
Mais lidas
Outras Notícias