Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Commerzbank pode ser nacionalizado

O Commerzbank, segundo maior banco alemão, pode ser nacionalizado, noticia o "Financial Times", na sequência dos resultados do exercício europeu de reforço de capitais.

Lusa 08 de Dezembro de 2011 às 19:58
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
O sector financeiro alemão foi um dos que registou um maior agravamento das necessidades de reforço de capitais, segundo os resultados divulgados hoje pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, no original), tendo passado de um total de 5.184 milhões de euros divulgado em Outubro para 13.107 milhões agora.

Segundo um comunicado do Commerzbank, a EBA revelou que a instituição alemã requer um reforço de capital de 5,3 mil milhões de euros, da responsabilidade das pressuposições da EBA acerca dos títulos soberanos europeus no portfólio do Eurohypo, banco detido na totalidade pelo Commerzbank.

"A partir do dia de hoje e resultante dos novos e mais restritos requisitos da EBA temos de aumentar o nosso rácio core tier one consideravelmente mais do que os 10% em Junho de 2012", escreveu em comunicado o administrador financeiro do Commerzbank, Eric Strutz.

O dirigente da instituição financeira acrescentou que há dois aspectos importantes neste âmbito, sendo o primeiro dos quais a responsabilidade do banco "no fornecimento de crédito à economia alemã" e o segundo a sua recusa de utilizar fundos públicos adicionais.

De acordo com a página do Commerzbank na Internet, a instituição alemã é detida em 65% por "investidores institucionais" e em 25% pelo Estado.

O Commerzbank tinha um rácio core tier one de 9,4% no final de Setembro deste ano, tendo mais de 1.400 balcões na Alemanha com 58.763 funcionários.

Ver comentários
Saber mais Commerzbank banco alemão
Outras Notícias