Notícia
Compra do Millennium Bank ao BCP permite ao Piraeus manter carácter privado
Piraeus Bank vê na operação uma “oportunidade para adquirir um banco totalmente capitalizado” por 1 milhão de euros. E é uma forma de se manter como instituição privada.
- Assine já 1€/1 mês
- 1
- ...
Para o grego Piraeus Bank, a compra da unidade do BCP na Grécia, o Millennium Bank, é uma “oportunidade” que vai melhorar a sua posição financeira e que permite continuar como uma empresa privada. O acordo definitivo para a operação foi anunciado esta segunda-feira pelo banco liderado por Nuno Amado e confirmado pelo fundo helénico de estabilidade financeira.
“A aquisição do Millennium Bank Greece vai melhorar a posição financeira e estratégica do grupo resultante, criar sinergias e aumentar o valor accionista”, indica o fundo numa nota de imprensa enviada às redacções onde dá conta do racional da operação na óptica do Piraeus Bank.
Se, para o BCP, a operação é uma forma de se desfazer de um activo que causou perdas de 2,4 mil milhões de euros, para o banco helénico, esta é uma “oportunidade para adquirir um banco totalmente capitalizado por um preço de 1 milhão de euros”.
O Millennium Bank estará capitalizado já que o BCP irá destinar mais 261 milhões de euros àquela unidade, juntando-se aos 139 milhões já financiados em Dezembro (o que perfaz os 400 milhões de euros exigidos pelo Banco da Grécia).
Depois disso, haverá lugar a um investimento de 400 milhões de euros que vai tornar o BCP num accionista minoritário do Piraeus. “O investimento do BCP no Piraeus Bank vai levar-nos a superar o objectivo mínimo de 10% para a participação do sector privado na recapitalização, o que era um pré-requisito para manter o carácter privado”, sublinha o presidente do conselho de administração do Piraeus Bank Group, Michalis Sallas, citado na nota de imprensa do fundo grego.
O banco grego adquire a subsidiária do banco português depois de ter feito já várias compras, nomeadamente a de unidades gregas de três bancos cipriotas. Assim, a operação que passa as 120 agências do Millennium para o Piraeus confirma, segundo a apresentação do fundo de estabilidade financeira da Grécia, “a posição de liderança enquanto um elemento de consolidação no mercado grego”.
Na bolsa de Atenas, o Piraeus segue a subir 15,58% para negociar nos 23 cêntimos, liderando os avanços registados pelos restantes bancos gregos. O BCP soma 3,16% para os 9,8 cêntimos, estando entre as cotadas que ganha mais valor.