Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Constâncio: Mercados vão estabilizar se Irlanda pedir ajuda

Vice-governador do Banco Central Europeu voltou hoje a pressionar a Irlanda a recorrer ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 16 de Novembro de 2010 às 09:23
  • Partilhar artigo
  • 9
  • ...
O antigo Governador do Banco de Portugal disse hoje em Frankfurt que se a Irlanda decidir recorrer ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira, tal deverá ajudar os mercados a estabilizar.

“Vai estabilizar a situação”, disse Vítor Constâncio em Frankfurt, citado pela Bloomberg. O vice-governador do Banco Central Europeu afirmou que “cabe à Irlanda” tomar tal decisão, mas lembrou que “vários países estão sob pressão dos mercados”.

Tem sido vários os responsáveis europeus a pressionarem Dublin a recorrer ao fundo de emergência europeu e já ontem Constâncio sugeriu que a Irlanda deveria recorrer ao fundo de resgate da União Europeia para recapitalizar o sistema bancário.

“Os problemas do sector financeiro irlandês não são problemas de liquidez, em alguns casos são problemas ao nível do capital”, assinalou Constâncio.


Brian Cowen, primeiro-ministro irlandês, sinalizou ontem que o país está disponível para aceder ao fundo europeu de estabilização financeira, com a ajuda a ser dirigida para o sector financeiro.

Hoje, antes da reunião dos ministros das Finanças do euro, que começa a meio da tarde em Bruxelas, o Governo irlandês irá reunir-se para definir que posição assumirá.

"Temos de discutir com os nossos parceiros qual é a melhor forma de reforçar a estabilidade financeira e do sector bancário no contexto da Zona Euro", disse o primeiro-ministro irlandês, numa entrevista à RTE. Mostrando abertura para aceitar uma ajuda dirigida à banca, Brian Cowen disse estar consciente de que o objectivo "é dar estabilidade aos mercados de modo a que o custo de financiamento para todos comece a baixar".


Ver comentários
Outras Notícias