Banca & Finanças Créditos de bancos a sucursais no exterior devem fazer soar alarmes

Créditos de bancos a sucursais no exterior devem fazer soar alarmes

Sempre que o crédito de um banco a uma sucursal supere 5% dos capitais próprios, o Banco de Portugal deve fazer acompanhamento especial a esta exposição. A recomendação é da comissão de auto-avaliação criada por Carlos Costa. Grau de exigência do supervisor deve ser ainda maior no caso das filiais no exterior, como devia ter sido na relação do BES com o BESA.
Créditos de bancos a sucursais no exterior devem fazer soar alarmes
Bloomberg
Maria João Gago 04 de junho de 2015 às 18:46

O Banco de Portugal deve fazer uma monitorização contínua das exposições intragrupo dos bancos, ou seja, dos financiamentos que este concede às suas filiais, designadamente as sucursais que operam noutros países. Esta é uma das recomendações do grupo de trabalho liderado por João Costa Pinto criado pelo governador para propor melhorias ao funcionamento do supervisor.

 

Sempre que as exposições intragrupo superem um "determinado patamar de alerta, por exemplo, de 5% dos capitais próprios consolidados", o Banco de Portugal deve fazer "um acompanhamento mais próximo e, se for justificado", decidir "determinações no sentido de ser reduzida ou anulada a exposição problemática.

 

Com esta recomendação, a comissão de auto-avaliação pretenderá evitar a repetição de situações como a que permitiram que o crédito do BES ao BES Angola tivesse atingido um valor de 3.300 milhões de euros, ou equivalente, a mais de 50% dos capitais próprios da instituição. Uma exposição que ditou cerca de dois terços das necessidades de capital do Novo Banco.

 

Além disso, o grupo de trabalho liderado por João Costa Pinto sugere que o Banco de Portugal não autorize excepções às regras sobre grandes riscos quando estiverem em causa financiamentos a sucursais situadas em países em que não esteja "garantido o acesso, sem restrições, a toda a informação relevante para o exercício eficaz da supervisão em base consolidada".

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI