Banca & Finanças De Salgado aos lesados do papel comercial. Quem são e o que reclamam os credores do BES

De Salgado aos lesados do papel comercial. Quem são e o que reclamam os credores do BES

Salgado, Novo Banco e Pimco são alguns dos credores reconhecidos do BES. Os créditos da Petróleo de Venezuela e dos lesados do papel comercial ficaram por reconhecer. Saiba quem são e o que pedem os credores do banco falido.
Rafaela Burd Relvas 08 de junho de 2019 às 15:00
Três anos depois do início do processo de insolvência do BES, a comissão liquidatária do banco reconheceu 4.955 credores, que vão desde os antigos administradores considerados culpados pela queda do banco até várias entidades públicas. Ao todo, os créditos reconhecidos superam os 5 mil milhões de euros.

Para lá destes, há um universo de outros 21.253 reclamantes cujos créditos não foram reconhecidos pela comissão liquidatária. São, em grande parte, investidores que perderam o dinheiro aplicado em papel comercial da Espírito Santo International (ESI) e da Rioforte, por quem o BES diz não ser responsável, já que estas eram empresas do Grupo Espírito Santo (GES).

Entre investidores particulares e institucionais, públicos e privados, nacionais e internacionais, são vários os nomes conhecidos entre os credores reconhecidos e não reconhecidos do BES. Em Portugal, o Novo Banco é o maior credor, com um crédito reconhecido de 277 milhões de euros, mas na lista encontra-se também Ricardo Salgado, Patrick Drahi ou as empresas falidas do GES. Lá fora, o maior credor é o Pimco, que tem 568 milhões de euros por recuperar.

Do lado dos que não foram reconhecidos, também há vários nomes conhecidos: a Petróleos de Venezuela, que reclamou créditos no valor de 2 mil milhões de euros, será um dos mais relevantes. Para o Estado português, o Fundo de Resolução e o fundo de recuperação de créditos constituído para ressarcir os lesados do papel comercial poderão ser aqueles que comportam maiores riscos, por não também não terem sido reconhecidos como credores.

Se está a ler esta notícia na app clique aqui para ver a lista. 



pub

Marketing Automation certified by E-GOI