Banca & Finanças Dona do BESI quer duplicar operações internacionais e antecipa contratações na Europa

Dona do BESI quer duplicar operações internacionais e antecipa contratações na Europa

A Haitong quer obter mais receitas fora da China, nomeadamente na assessoria financeira a aquisições e fusões, área em que os investidores chineses têm andado activos. O FT fala em contratação de centenas de bancários.
Dona do BESI quer duplicar operações internacionais e antecipa contratações na Europa
Diogo Cavaleiro 04 de maio de 2015 às 18:22

A chinesa Haitong quer expandir-se. A contratação de colaboradores na Europa e na América está em cima da mesa. O objectivo, escreve o Financial Times, é duplicar a dimensão das operações internacionais, onde se inclui o BESI.  

 

De acordo com as declarações ao FT de Hiroki Miyazato, o vice-presidente executivo, a aquisição do BESI ao Novo Banco, ainda pendente de autorizações regulatórias, é uma "plataforma" não só para o crescimento orgânico da Haitong mas também para eventuais aquisições.

 

A intenção da sociedade de Hong Kong é crescer fora da China, para que 40% a 50% das receitas sejam obtidas no exterior, como Miyazato diz acontecer com os maiores bancos de investimento internacionais. Mesmo depois da compra do BESI, as receitas alcançadas fora de território chinês representam menos de um décimo do total, segundo dados avançados pela publicação. O objectivo é duplicar no "médio prazo".

 

A Haitong quer crescer na Europa, América e África, especialmente no mercado de assessoria financeira em fusões e aquisições. Algo em que os chineses estão activos – por exemplo, a venda do Novo Banco tem dois grupos chineses na corrida (Fosun e Anbang).

 

A própria sociedade chinesa foi protagonista de uma operação do género: adquiriu o BESI no final de Dezembro por 379 milhões de euros, um negócio que está ainda à espera de autorizações regulatórias em vários mercados.

 

Nos primeiros três meses do ano, a Haitong Securities obteve lucros de 4 mil milhões de renminbi (598 milhões de euros) até Março, mais do triplicando os resultados obtidos nos primeiros três meses de 2014. 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI