Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Económico: Novo Banco terá prejuízos entre 600 e 700 milhões

O banco liderado por Stock da Cunha vai apresentar resultados anuais esta semana, devendo revelar prejuízos. As perdas com crédito malparado deverão continuar a pesar nas contas do Novo Banco.

Bruno Simão
Negócios 22 de Fevereiro de 2016 às 09:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O Novo Banco deverá apresentar mais um resultado negativo. O Diário Económico refere que os prejuízos do banco no final do ano passado deverão rondar os 600 a 700 milhões de euros, penalizado pelo aumento das imparidades de crédito. Ainda assim, o resultado operacional deverá ser positivo em 100 milhões.


Na origem destas perdas recorde em 2015, apuradas pela publicação económica, estão vários créditos que foram concedidos pelo antigo BES e que entraram em incumprimento durante o ano passado. Na altura da resolução do BES (Agosto de 2014), estes créditos foram considerados "saudáveis", mas entretanto transformaram-se em malparado.


Alguns desses empréstimos foram concedidos a clientes que, em contrapartida, investiam nas empresas não-financeiras do Grupo Espírito Santo (GES). E outros estão relacionados com um mecanismo de financiamento que permitia a alguns clientes do BES pagarem os juros dos empréstimos com novos créditos concedidos pela instituição bancária.


O resultado negativo apurado pelo Diário Económico compara com os 257 milhões de euros de prejuízos registados pelo Novo Banco até meados de 2015. Ou seja, mais do que duplicará. Contudo, em termos operacionais o banco deverá revelar um saldo positivo.


Apesar das imparidades, o banco terá registado um resultado operacional superior a 100 milhões de euros. Mas mesmo com este resultado operacional positivo, não se perspectiva um regresso da instituição liderada por Stock da Cunha aos lucros já em 2016.

Ver comentários
Saber mais Novo Banco BES perdas fundo resolução imparidades crédito malparado resultados prejuízos
Outras Notícias