Os nomes propostos para a administração do Banco de Portugal, Elisa Ferreira e Luís Máximo dos Santos, vão ser ouvidos pelos deputados na próxima terça-feira, 17 de Maio. A audição parlamentar é obrigatória por lei para que, depois, possa haver a designação.
A eurodeputada pelo Partido Socialista, Elisa Ferreira, é chamada à comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa pelas 14:00 de 17 de Maio. Já Luís Máximo dos Santos, presidente do Banco Espírito Santo, é ouvido três horas depois. Ambos são propostos como futuros designados para o conselho de administração do Banco de Portugal.
Segundo a Lei Orgânica do Banco de Portugal, os membros da administração do regulador da banca têm de ser ouvidos numa audição parlamentar, e depois alvos de um "relatório descritivo", que não influencia a decisão final.
Só depois do relatório, os nomes poderão ser "designados por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta do governador do Banco de Portugal".
Elisa Ferreira e Máximo dos Santos vão trabalhar sob as ordens do governador Carlos Costa mas, em Setembro, haverá mais alterações na composição do regulador. O vice-governador Pedro Duarte Neves não pode ser reconduzido por já ter concluído dois mandatos. José Ramalho, também vice-governador, e João Amaral Tomaz, administrador, terminam os seus primeiros mandatos e o segundo estará mesmo de saída.
A audição dos dois candidatos ocorre no mesmo dia em que Elisa Ferreira está em Lisboa para participar numa conferência que vai discutir o futuro da banca e que está a ser organizada pela Associação Portuguesa de Bancos e pela TVI e patrocinada pela auditora KPMG.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.