Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Empréstimos às empresas voltaram a cair mais em Portugal do que na Zona Euro

A concessão de crédito às empresas e às famílias, designadamente para a compra de casa, continuou a cair no final de 2013. Este já longo fenómeno persiste com maior intensidade em Portugal do que na média dos países da Zona Euro.

Bloomberg
Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 29 de Janeiro de 2014 às 11:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

Os empréstimos concedidos pela banca portuguesa às empresas voltaram a cair em Dezembro de 2013, ao recuarem 4,8%, ainda assim menos do que as quedas superiores a 5,5% observadas nos três meses anteriores. Em média, na Zona Euro, a concessão de empréstimos às empresas caiu 3% no último mês do ano (menos do que o recuo de 3,7% em Novembro), tendo as descidas mais acentuadas sido verificadas na Eslovénia (-17%), Espanha (-11,2%) e Malta (-9,1%).

 

Estes dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central Europeu e ajudam a explicar a desaceleração da taxa de crescimento da massa monetária em circulação (agregado M3) para 1% em Dezembro, contra 1,5% em Novembro, frustrando as expectativas de boa parte dos economistas que esperavam uma subida ligeira, mais consistente com a perspectiva de recuperação da actividade económica e de menor aperto no crédito ao sector privado.

 

“A concessão de crédito manteve-se muito fraca em Dezembro, sugerindo que o sector bancário continua a ser a ser entrave significativo à recuperação da Zona Euro”, refere RBC Capital Markets, numa nota aos investidores.

 

Em Portugal, os empréstimos destinados à compra de casa recuaram 3,6%, mais do que a queda de 3,5% observada em Novembro. Na média do euro, este indicador da evolução da actividade subiu 0,7%, menos que os 0,9% de Novembro.

Ver comentários
Saber mais Zona Euro Eslovénia Espanha Banco Central Europeu Capital Markets
Outras Notícias