Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Estado espera encaixar 500 milhões com juros de "CoCos" em 2013

Vítor Gaspar admite que o apoio ao sector financeiro "tem riscos", mas acredita que os interesses dos contribuintes estão salvaguardados.

Maria João Gago mjgago@negocios.pt 15 de Fevereiro de 2013 às 16:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O Estado espera arrecadar 500 milhões de euros relativos à remuneração da ajuda estatal à banca este ano, depois de ter recebido 200 milhões em juros dos instrumentos de capital contingente ("CoCos") no ano passado, revelou o ministro das Finanças no Parlamento. Vítor Gaspar admite que o apoio ao sector financeiro "tem riscos", mas acredita que os interesses dos contribuintes estão salvaguardados.

 

O apoio do Estado aos bancos "foi importante no reforço da estabilidade do sistema financeiro", mas "tem riscos associados", afirmou o ministro das Finanças, na comissão de Orçamento e Finanças. Ainda assim, Vítor Gaspar está "confiante que esta via é a que melhor salvaguarda os interesses dos depositantes e dos contribuintes".

 

O governante sublinhou que os bancos vão pagar ao Estado uma remuneração superior à que pagariam em situações normais. Só este ano, BCP, CGD, BPI e Banif vão pagar 500 milhões de euros pelos "CoCos" subscritos pelo Tesouro. No ano passado, o encaixe foi de 200 milhões.

Ver comentários
Saber mais juros banca Vítor Gaspar
Mais lidas
Outras Notícias