Banca & Finanças Fundo soberano do Qatar regista perdas de 8,4 mil milhões devido à Volkswagen

Fundo soberano do Qatar regista perdas de 8,4 mil milhões devido à Volkswagen

O fundo de riqueza soberana do Qatar pode registar perdas de 12 mil milhões de dólares (mais de 10 mil milhões de euros) no terceiro trimestre devido às fortes quedas que a Volkswagen, a Glencore e o Agricultural Bank of China têm registado em bolsa. Só a fabricante alemã é responsável por perdas de 8,4 mil milhões de dólares.
Fundo soberano do Qatar regista perdas de 8,4 mil milhões devido à Volkswagen
Bloomberg
André Vinagre 29 de setembro de 2015 às 13:36

A desvalorização das acções da Volkswagen, da Glencore e do Agricultural Bank of China podem levar o fundo soberano do Qatar a registar perdas de 12 mil milhões de dólares (mais de 10 mil milhões de euros) no terceiro trimestre do ano, escreve esta terça-feira, dia 29 de Setembro, o Financial Times.

De acordo com as contas do jornal britânico, no final do terceiro trimestre deste ano, a Autoridade de Investimento do Qatar, fundada em 2005, deve registar perdas em oito dos seus maiores investidores, entre eles, a Volkswagen, a Glencore e o Agricultural Bank of China.


As perdas do fundo soberano do Qatar resultam, em grande parte, da forte queda das acções da Volkswagen após o escândalo das emissões de gases poluentes. As perdas relativas à desvalorização da Volkswagen são de cerca de 8,4 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros).

 

O fundo registou ainda perdas de 2,7 mil milhões de dólares com a participação de 8,2% na Glencore e de 650 milhões com a sua participação no Agricultural Bank of China provocou um prejuízo de 650 milhões de dólares no fundo de riqueza soberana do Qatar.

 

Outras empresas que provocaram perdas no fundo foram a Royal Dutch Shell (cerca de 500 milhões de dólares), o Barclays (240 milhões) e a Siemens (310 milhões).

 

Apenas uma das dez empresas do fundo do Qatar teve um trimestre com saldo positivo, a francesa Vinci.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI