Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fundos de investimento têm 257 milhões de euros em dívida do GES e BES

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) antecipou a divulgação pública da composição das carteiras dos fundos de investimento para clarificar a exposição destes ao Banco Espírito Santo (BES) e ao Grupo Espírito Santo (GES).

Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 18 de Julho de 2014 às 11:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • 17
  • ...

No total, os fundos de investimento domiciliados em Portugal tinham, a 30 de Junho, 257 milhões de euros em títulos de dívida, revelou o regulador do mercado de capitais nacional. Ao BES, a exposição agregada a dívida "repartiu-se por 48 fundos, num montante total de cerca de 214 milhões de euros", um montante que representa 1,59% do total de activos sob gestão nos fundos.

 

Já a exposição agregada a dívida emitida pelo GES está repartida "por 22 fundos, atingindo o montante total de cerca de 43 milhões de euros", ou 0,32% do total de activos sob gestão.

 

"Na sequência dos recentes desenvolvimentos do mercado financeiro português, a CMVM decidiu divulgar no seu sítio da Internet as carteiras de todos organismos de investimento colectivo mobiliários com referência a 30 de Junho de 2014, assim antecipando a sua divulgação pública", refere a entidade liderada por Carlos Tavares.

 

"Os investidores têm deste modo acesso imediato à informação sobre a exposição das carteiras dos organismos de investimento colectivo mobiliários a activos do Grupo Espírito Santo (GES) e do Grupo Banco Espírito Santo (Grupo BES), tal como reportada pelas entidades gestoras desses mesmos organismos", acrescenta a CMVM.

 

Até ao final do primeiro semestre estavam domiciliados 246 fundos em Portugal, com um valor líquido global sob gestão de cerca de 13 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais CMVM BES GES fundos de investimento exposição dívida carteiras
Outras Notícias