Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fusão entre a Deutsche Börse com a NYSE Euronext é alvo de escrutínio da União Europeia

Os reguladores europeus vai tomar mais tempo a analisar os problemas de concorrência que podem emergir de uma fusão entre as duas bolsas.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 04 de Agosto de 2011 às 19:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Comissão Europeia fixou para 13 de Dezembro a data em que irá deliberar sobre uma possível fusão entre a Deutsche Börse e a NYSE Euronext.

A data divulgada hoje pela comissão representa uma extensão do período em que se esperava que o negócio fosse analisado. Os responsáveis citam “significativas” preocupações com questões de concorrência nas operações de negociação de derivados e de liquidação de operações no mercado financeiro.

A aprovação pelos reguladores é a última dificuldade à realização do negócio de compra da NYSE Euronext por 8,34 mil milhões de dólares, refere a Bloomberg. A operação irá criar uma empresa que será a maior dona de mercados de acções e obrigações.

“A questão para os investidores continuam a ser quais as concessões que poderão ser necessárias e quais as concessões que a Deutsche Börse e a NYSE estão preparadas para fazer”, disse o analista do Berenberg Bank, Richard Perrot, à Bloomberg. “Isto foi bem sinalizado pelas duas empresas e agora existe um [período de] três meses para pressionar a comissão de concorrência”, acrescentou .

Análise preliminar leva Comissão Europeia a exigir mais tempo para analisar operação

A análise que durou um mês à fusão entre as duas bolsas criou preocupações de concorrência desleal. A Deutsche Börse detém faz com que todas as ordens de negociação passem pela seu sistema e receia que isto pode penalizar os serviços fornecidos pelos seus concorrentes.

“O acesso às funções de conciliação de ordens da empresa que via resultar da fusão” é uma das preocupações do reguladores, diz a Bloomberg que cita o comunicado da Comissão Europeia.

Já a “Deutsche Börse e a NYSE Euronext permanecem confiantes de que a sua fusão será aprovada”, disseram as empresas num comunicado conjunto. Uma análise mais cuidada era “totalmente antecipada” disseram a duas empresas.

Ver comentários
Saber mais Euronext Börse Deutsche
Outras Notícias