Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Galamba acusa PSD de criar "cortina de fumo" com acusações contra Centeno

O PS vai viabilizar a audição de Mário Centeno que o PSD propõe mas João Galamba defende que foi o ministro quem sempre tentou abrir o leque para além do Santander e não o contrário.

João Galamba. Pasta provável: Sem sector atribuído
Vítor Mota/Correio da Manhã
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 14 de Abril de 2016 às 18:53
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...

A acusação social-democrata de que Mário Centeno mentiu no Parlamento é, para o Partido Socialista, a criação da "enésima cortina de fumo". Para João Galamba, a ideia de que o ministro das Finanças diligenciou para facilitar a venda do Banif ao Santander Totta "não tem qualquer fundamento".

 

Segundo o deputado, que coordena o grupo socialista na comissão de inquérito ao Banif, há um e-mail da Comissão Europeia que ordena ao Governo português "para não olhar para outras propostas" que não a do Santander. O que o PSD diz ser contraditado pelo e-mail, enviado pela líder do Mecanismo Único de Supervisão da Europa no dia 19 de Dezembro de manhã, em que se fala apenas no Santander e não no Popular, o outro concorrente.

 

Galamba defende que Centeno tentou "desbloquear e viabilizar o que já se sabia que ia acontecer", a resolução. "Se houve alguém que geriu o Banif na tentativa de proteger as eleições de Outubro foi o anterior Governo, nomeadamente a anterior ministra das Finanças", acusou João Galamba aos jornalistas, após a conferência de imprensa do PSD em que foi sugerida a mentira de Centeno.

 

O grupo liderado por Luís Marques Guedes chamou Mário Centeno para que, depois de ter prestado depoimento na semana passada, volte ao Parlamento com "carácter de urgência". Galamba diz que o PS "não vai obstaculizar a vinda do ministro das Finanças".

 

Maria Luís Albuquerque regressa

 

Quem vai regressar à comissão de inquérito ao Banif é Maria Luís Albuquerque, ainda que Galamba diga que não vai chamar com urgência para não entrar em guerra política. Mas o deputado socialista diz que a antiga ministra é que tem explicações a dar sobre a proposta de compra de 700 milhões de euros que o Público noticiou ontem e que foi feita sobre o Banif em Maio de 2015. 

Ver comentários
Saber mais Mário Centeno João Galamba Banif Santander Totta Comissão Europeia líder do Mecanismo Único de Supervisão Luís Marques Guedes PS PSD Maria Luís Albuquerque
Outras Notícias