Banca & Finanças Governo oficializa nomeação de Elisa Ferreira e Máximo dos Santos no Banco de Portugal

Governo oficializa nomeação de Elisa Ferreira e Máximo dos Santos no Banco de Portugal

Elisa Ferreira e Luís Máximo dos Santos já foram nomeados administradores do Banco de Portugal. A decisão saiu do Conselho de Ministros desta quinta-feira, depois de ambos terem passado pelo crivo do Parlamento.
Governo oficializa nomeação de Elisa Ferreira e Máximo dos Santos no Banco de Portugal
Bruno Simão
Diogo Cavaleiro 16 de junho de 2016 às 14:33
"O Conselho de Ministros nomeou, sob proposta do governador do Banco de Portugal e após audição da comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa da Assembleia da República, Elisa Maria da Costa Guimarães Ferreira e Luís Augusto Máximo dos Santos como administradores do conselho de administração do Banco de Portugal". 

É este o primeiro ponto do comunicado da reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 16 de Junho, e oficializa a entrada de dois membros na administração do regulador da banca. 

A nomeação ocorre três meses depois de revelada a intenção do governador. Pelo meio, tanto a ex-eurodeputada como o líder do BES "mau" tiveram de passar pelo Parlamento, já que as novas regras de nomeação de administradores do Banco de Portugal obrigam a uma audição parlamentar prévia à nomeação.


No relatório dessas audições, tanto Elisa Ferreira como Máximo dos Santos mereceram uma nota positiva da parte dos deputados. Faltava, por isso, que os dois nomes propostos pelo governador fossem nomeados pelo Governo para que pudessem tomar posse. Foi essa nomeação que teve lugar esta quinta-feira.  

Em Setembro, haverá mais mudanças no Banco de Portugal. Desde 2006 no regulador, Duarte Neves tem de ser substituído enquanto vice-governador (Elisa Ferreira é o nome antecipado para ocupar o cargo, o que obriga à nomeação de um novo administrador); Berberan Ramalho também acaba o mandato mas ainda pode ser reconduzido.

(Notícia actualizada com mais informações às 14:55)



pub