Banca & Finanças Governo garante que processo de venda do Banif está em curso 

Governo garante que processo de venda do Banif está em curso 

A alienação do Banif está a ser feita "nos mercados internacionais", garantiu o Governo, depois de notícias de que está a ser preparada uma intervenção no banco. Ministério das Finanças, ignora esta possibilidade e garante que "decorre um processo de venda". 
A carregar o vídeo ...
Maria João Gago 14 de dezembro de 2015 às 00:40
O Banif têm em curso "um processo de venda nos mercados internacionais", que "o Governo acompanha", garantiu ao início da madrugada desta segunda-feira, 14 de Dezembro, o Ministério das Finanças em comunicado enviado às redacções.

A preocupação do Executivo liderado por António Costa neste dossiê é "garantir a confiança no sistema financeiro, a plena protecção dos depositantes, as condições de financiamento da economia e a melhor protecção dos contribuintes", sublinha o documento emitido pelo gabinete de Mário Centeno.

A operação de alienação decorre em paralelo à investigação que Bruxelas tem em curso ao plano de reestruturação do Banif. Uma iniciativa que a Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DGComp) desencadeou depois de o banco ter falhado o reembolso de 125 milhões de euros de ajuda estatal.

"O plano de reestruturação do Banif, tal como é de conhecimento público, está a ser analisado pela DG Comp. Paralelamente, decorre um processo de venda do Banco nos mercados internacionais conduzido pelo seu conselho de administração. O Governo acompanha, como lhe compete, a evolução destes processos, garantindo a confiança no sistema financeiro, a plena proteção dos depositantes, as condições de financiamento da economia e a melhor proteção dos contribuintes", refere o comunicado.

A posição oficial do Ministério das Finanças surge depois de a TVI ter noticiado que o Executivo está preparado para intervir no Bani. A estação de Queluz adiantava que o Banif podia ser alvo de uma medida de resolução, com a separação entre os activos problemáticos e saudáveis, podendo estes ser transferidos para a Caixa Geral de Depósitos.

O comunicado de Mário Centeno não faz qualquer referência à informação avançada pela TVI, limitando-se a referir que está em curso a operação de venda da instituição. Tal como o Negócios avançou na sexta-feira, o processo está em marcha, prevendo-se que a apresentação de ofertas únicas e vinculativas aconteça em breve.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI