Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia: Bancos avisam que o tempo está a acabar para chegar a acordo sobre dívida

Os bancos que negoceiam com a Grécia a reestruturação da dívida do país avisaram hoje Atenas que o tempo para um acordo quanto à participação do sector privado está a acabar, depois de um encontro com o primeiro-ministro grego.

Lusa 12 de Janeiro de 2012 às 17:14
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
"Discutimos diversos assuntos e alguns pontos principais estão ainda por resolver", disseram em comunicado os líderes da equipa de banqueiros que negoceiam com Atenas a reestruturação da dívida grega.

"As negociações vão continuar amanhã [sexta-feira], mas o tempo está a acabar para alcançar um acordo", acrescenta o comunicado, assinado por Jean Lemierre, do banco francês BNP Paribas, e por Charles Dallara, do Instituto de Finanças Internacionais, a associação que reúne os principais bancos globais.

Lemierre e Dallara reuniram hoje também com o ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, para além do primeiro-ministro, Lucas Papademos, com quem discutiram a reestruturação da dívida grega que está nas mãos dos privados.

Este processo prevê que os privados (bancos, seguradoras e fundos" aceitem uma perda de 50 por cento na dívida grega, o que aliviaria o endividamento grego em cerca de 100 mil milhões de euros.

Recentemente, responsáveis oficiais gregos vieram, no entanto, afirmar a necessidade de aumentar as perdas que a banca terá de suportar, para permitir às finanças públicas gregas voltarem à sustentabilidade.

Lemierre e Dallara não referiram no comunicado quais as questões importantes que faltam resolver, mas sublinharam ser "essencial" que todos os partidos políticos apoiem o plano.
Ver comentários
Saber mais Grécia banca haircut
Outras Notícias