Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia disponibiliza 18 mil milhões de euros aos quatro maiores bancos

O Fundo de Estabilidade Financeira da Grécia já disponibilizou 18 mil milhões de euros de financiamento aos quatro maiores bancos do país, no âmbito dos programas de recapitalização. Esta medida é determinante para que a banca grega possa voltar a financiar-se junto do Banco Central Europeu (BCE).

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 28 de Maio de 2012 às 18:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
Panayotis Thomopoulos, responsável pelo fundo, revelou, em entrevista telefónica à Bloomberg, que os 18 mil milhões de euros foram libertados esta segunda-feira.

Os bancos que vão beneficiar deste financiamento são o National Bank of Greece, o EFG Eurobank Ergasias, o Alpha Bank e o Piraeus. Instituições que vão poder recapitalizar-se e assim regressar ao financiamento junto do BCE.

No dia 16 de Maio o BCE confirmou que suspendeu as operações de financiamento a alguns bancos gregos, em causa estava o facto dos bancos em questão estarem insolventes. Estas instituições passaram a recorrer a uma linha de emergência de financiamento gerida pelo Banco da Grécia.

Na altura, a autoridade monetária explicou que assim que os bancos realizassem as suas operações de recapitalização poderiam voltar a financiar-se junto do BCE.

No dia seguinte, Panayotis Thomopoulos disse esperar conseguir libertar os 18 mil milhões de euros num espaço de uma semana. O responsável afirmou que esperava que todas as questões técnicas e legais estivessem resolvidas na quinta-feira seguinte, dia 24 de Maio, mas que a libertação efectiva dos fundos deveria demorar mais uns dias.
Ver comentários
Saber mais Grécia recapitalização banca BCE
Outras Notícias