Banca & Finanças Haitong: venda de subsidiária irlandesa gerou ganho de 1,96 milhões

Haitong: venda de subsidiária irlandesa gerou ganho de 1,96 milhões

O Haitong Bank obteve uma mais-valia de 1,96 milhões de euros com a de venda, por 12 milhões de euros, da sua operação na Irlanda.
Haitong: venda de subsidiária irlandesa gerou ganho de 1,96 milhões
Pedro Catarino
Negócios 17 de janeiro de 2020 às 19:59

O Haitong Bank anunciou, em comunicado, à CMVM, uma mais-valia de 1.967.823,82 euros nas suas contas consolidadas com a venda, por 12 milhões de euros, da sua subdidiária irlandesa.

 

O antigo BES Investimento diz que, com esta transação, "reforçou significativamente a qualidade dos seus ativos – e o rácio de NPL ("Non-Performing Loans") passou a situar-se abaixo dos 5%".

 

"Com a conclusão desta transação, a Haitong Investment Ireland p.l.c. foi excluída do perímetro de consolidação do Haitong Bank", acrescenta.

 

Recorde-se que a 30 de setembro de 2019 o Haitong Bank celebrou o contrato de compra e venda com a sua empresa-mãe, Haitong International Holdings Limited (HIH), integralmente detida pela Haitong Securities. A 19 de dezembro anunciou a concretização da operação. 

 

Este contrato celebrado pelo Haitong Bank visou transmitir à HIH a totalidade das ações representativas do capital social da sua subsidiária irlandesa, a Haitong Investment Ireland (HIIP). Ou seja, o negócio da Irlanda acaba por permanecer dentro do grupo, mas sai do perímetro de consolidação do Haitong Bank.

 

Esta transação insere-se no âmbito de uma reestruturação societária do Grupo Haitong (constituído pela Haitong Securities Co., Ltd. e suas subsidiárias, nas quais se contam a HIH, HIIP e o Haitong Bank), "cujo objetivo consiste na simplificação da estrutura societária do Haitong Bank".

 

Em outubro passado, o banco destacava que, com esta operação, haveria um aumento de disponibilidade de ativos ponderados pelo risco (RWA) bem como a redução de créditos não produtivos (NPL) expressos no balanço do Haitong Bank, melhorando o rácio de NPL de 20,7% para 4,6%.

 

Depois de ter vendido as sucursais em Londres e Nova Iorque, o Haitong Bank libertou-se da subsidiária na Irlanda, de maneira a simplificar a estrutura e melhorar a qualidade dos ativos do grupo. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI