Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

HSBC alcança lucro anual de 13,8 mil milhões de libras

O lucro anual do HSBC subiu 15% para 13,8 mil milhões de libras em 2011.

Andreia Major amajor@negocios.pt 27 de Fevereiro de 2012 às 09:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O maior banco na Europa alcançou em 2011 um lucro de 13,8 mil milhões de libras (16,3 mil milhões de euros), de acordo com a “BBC News”.

O banco internacional com sede em Londres conquista cerca de 90% dos seus lucros fora do Reino Unido. O lucro do banco no país britânico foi 17,2% superior em 2011 face ao ano anterior, o que correspondeu a um aumento de 1,5 mil milhões de libras.

A instituição destacou o seu “forte desempenho” nos mercados emergentes, com receitas superiores a 12% na Ásia e na América Latina, bem como no Médio Oriente e no Norte de África.

O banco avançou ainda que estas regiões já representam 49% das receitas do grupo, acrescentando que 2011 tinha sido um ano “recorde” para a banca comercial.

Os lucros antes de impostos na divisão de banca comercial subiram 31% face ao ano anterior, perto de 5 mil milhões de libras.

“2011 foi um ano de grandes progressos para o HSBC. Ganhámos força na nossa estratégia projectada para simplificar a estrutura e melhorar a gestão e controlo do grupo”, disse Stuart Gulliver, CEO do banco, citado pela BBC News.

“Estou satisfeito com os nossos progressos, mas continua a existir muito mais para fazer e continuamos focados em atingir os nossos objectivos”, acrescentou o CEO.

O HSBC anunciou no ano passado amplas medidas para contenção das despesas, incluindo planos para cortar 30 mil empregos em todo o mundo e poupar cerca de 2,2 mil milhões de libras até 2013.
Ver comentários
Saber mais HSBC lucro Reino Unido Ásia África Médio Oriente América Latina progressos medidas cortes custos
Outras Notícias