Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IIF: Regras de capital estão a travar concessão de crédito às economias

É necessário alterar as regras de capital que regulam o sector financeiro mundial, já que estas estão a travar o crescimento do crédito passado à economia real. A posição é do Instituto Internacional de Finanças (IIF), que diz que sem essa alteração os estímulos do BCE não terão efeitos significativos para o crescimento.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 09 de Abril de 2012 às 16:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O IIF diz que as injecções de liquidez por parte do BCE aliviaram as tensões nos mercados financeiros, “mas ainda não tiveram um reflexo na expansão do crédito”. Segundo dados do BCE, o crescimento dos empréstimos pelos bancos da Zona Euro ao sector privado (famílias, empresas), abrandou para 0,7% em Fevereiro, um ritmo inferior aos EUA. Os dados não incluem, no entanto, os efeitos da segunda LTRO (operação de refinanciamento de longo prazo), que apenas aconteceu no último dia do mês de Fevereiro.

Em carta assinada pelo director do IFF, Charles Dallara, a associação diz que, na Zona Euro, “para se colher um benefício da política monetária do BCE, é essencial estabilizar os requisitos de capital regulatório, evitar quaisquer novas sobretaxas sobre o capital dos bancos e solucionar as deficiências identificadas nas regras de Basileia III”.

O IFF é uma associação que representa mais de 450 bancos mundiais e que encabeçou recentemente o processo de troca de dívida pública na Grécia.

A associação diz que “a maior exigência dos requisitos de capital regulatório para os bancos europeus, obrigando ao reconhecimento dos valores de mercado dos títulos de dívida pública (...) acentuou o processo de desalavancagem e penalizou a expansão do crédito e o crescimento económico”.

“Os mecanismos de transmissão da política monetária foram gravemente afectados [na Zona Euro], muito mais do que no caso dos EUA ou de outros países desenvolvidos.

A carta de Dallara surge dias antes da reunião dos líderes do G-20, agendada para o próximo dia 20 de Abril.
Ver comentários
Saber mais Dallara banca Basileia III BCE carta
Mais lidas
Outras Notícias