Banca & Finanças José Guilherme perdeu 25 milhões com queda do BES mas teme perder "muito mais"

José Guilherme perdeu 25 milhões com queda do BES mas teme perder "muito mais"

O construtor civil diz "crer" que nunca investiu em papel comercial. Mas ao longo dos anos, foi colocando o seu dinheiro em acções, obrigações e unidades de participação de sociedades do GES.
José Guilherme perdeu 25 milhões com queda do BES mas teme perder "muito mais"
Duarte Roriz
Diogo Cavaleiro 31 de março de 2015 às 14:28

O construtor civil, com interesses em Angola, José Guilherme defende ter colocado dinheiro em produtos financeiros associados ao Grupo Espírito Santo e que acabou por sofrer perdas. Depois de ter dado 14 milhões a Ricardo Salgado, por conselhos de investimento, José Guilherme acumulou perdas de 25 milhões de euros.

 

"Ao longo do tempo investi em acções, obrigações e unidades de participação de diversas entidades do GES e do BES. Com a resolução determinada pelo Banco de Portugal, já perdi cerca de 25 milhões de euros, podendo vir a perder muito mais", diz José Guilherme aos deputados, nas respostas enviadas à comissão parlamentar de inquérito.

 

Nesta missiva, em que critica as perguntas feitas pelos deputados, o construtor civil relata que "crê" "nunca" ter investido em papel comercial.


Na mesma carta, José Guilherme assume que tinha, em Agosto de 2014, uma dívida para com o Banco Espírito Santo de 121 milhões de euros. Neste momento, está a tentar reestruturar esta dívida com o Novo Banco, para com quem passou a ter as responsabilidades após a resolução.

 

Nas suas respostas, o construtor, que tem negócios centrados em Angola, conta que era cliente do BESA, onde o BES tinha 55,7% do capital, e que continua a ser cliente do Banco Económico (que resultou da reestruturação do BESA). José Guilherme defende que sempre obteve financiamentos do BESA ao longo dos vários anos e de diversos montantes, de forma normal. "Todos os financiamentos concedidos através de pedidos meus foram cumpridos".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI