Banca & Finanças José Guilherme responde à comissão de inquérito com críticas às perguntas dos deputados

José Guilherme responde à comissão de inquérito com críticas às perguntas dos deputados

O construtor civil escuda-se em processo judicial para não comentar os 14 milhões que deu a Ricardo Salgado. Sobre os outros temas, diz que são pessoais mas promete usar o "melhor espírito de colaboração".
José Guilherme responde à comissão de inquérito com críticas às perguntas dos deputados
Duarte Roriz
Diogo Cavaleiro 31 de março de 2015 às 12:24

José da Conceição Guilherme é o construtor civil que ofereceu 14 milhões de euros a Ricardo Salgado. Não se disponibilizou para ir à comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES. Optou por responder por escrito às perguntas dos deputados. E, no início dessas respostas, veio logo o ataque.

 

"Aqui entendo expressamente manifestar sobre a legalidade e o interesse efectivo das questões colocadas para o objecto e poderes da comissão parlamentar de inquérito", atira José Guilherme na declaração introdutória das respostas por escrito enviadas ao inquérito parlamentar.

 

Para o construtor civil, que se recusou vir à comissão de inquérito por estar em Angola mas que depois veio ao país (o que motivou uma participação ao Ministério Público), as perguntas feitas "respeitam exclusivamente a relações de natureza privada, pessoal e comercial". Ainda assim, diz, faz uso do seu "melhor espírito de colaboração" para avançar com o depoimento escrito.

 

Há perguntas sobre as suas empresas, as suas relações com o antigo BES Angola e a ligação a Ricardo Salgado. Sobre a "liberalidade" de 14 milhões que deu ao ex-banqueiro, José Guilherme não fala. "Informo que sou interveniente num processo a correr termos no Departamento Central de Investigação e Acção Penal", diz.

 

"Aquilo que posso afirmar pode ser interpretado no sentido de me ser imputada responsabilidade criminal, pelo que (…) não presto qualquer declaração relativamente a tais questões", explica-se ainda José Guilherme.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI