Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

KBW diz que BPI vai falhar testes de stress

O BPI não vai passar nos testes de stress, diz o banco de investimento Keefe, Bruyette & Woods (KBW) numa nota de análise.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 14 de Julho de 2010 às 18:38
  • Partilhar artigo
  • 7
  • ...
Segundo o KBW, há 10 bancos europeus que vão chumbar nestes testes e o BPI é um deles.

Da lista de “chumbados” fazem também parte o National Bank of Greece, Piraeus, EFG Eurobank, Marfin, Alpha (todos eles atingirem 5,3% ou menos no teste do capital Tier 1, quando a fasquia dos testes está nos 6%), DPB, MPS, BKIR e BKT (todos eles abaixo dos 6% mas acima de 5,7%).

O BPI, segundo a nota de análise do KBW, insere-se no primeiro grupo, que são os bancos que apresentarão um Tier 1 igual ou inferior a 5,3%, resultado que fica então abaixo do mínimo definido como aceitável para estes testes, através dos quais a Comissão dos Supervisores da Banca Europeia (CEBS) pretende analisar a solidez financeira da banca na Europa.

O KBW considera também que as “cajas” espanholas e os bancos regionais alemães precisarão de se recapitalizar.

Quanto aos bancos que o KBW acredita que irão sair-se melhor, são eles o BNP Paribas, Intesa Sanpaolo, Santander e Barclays.

“Esperamos que os testes de stress sejam alvo de uma divulgação e dados suficientes, que permitam ao mercado fazer os cálculos para os seus próprios testes e que tranquilizem os investidores em dívida”, salienta a nota de “research” do banco de investimento.

Na semana passada, a CEBS divulgou que seriam 91 os bancos da UE que iriam ser alvo destes testes. A lista publicada abrange 20 países, o que significa que há sete Estados-membros da UE que não verão os seus bancos serem sujeitos a estes testes. Os resultados serão divulgados a 23 de Julho.

Espanha é o país onde haverá mais testes, com 27 entidades financeiras a serem auscultadas – muitas delas agregando várias “cajas”. Em Portugal serão quatro: Caixa Geral de Depósitos, Banco Comercial Português, Espírito Santo Financial Group e BPI.

Hoje, a gestora de activos Macquarie Securities disse que há um banco português entre os que crê que irão chumbar nos testes de stress: o BCP.

Hoje, oito bancos portugueses viram os seus “ratings” serem cortados – em um e dois níveis – pela Moody’s, na sequência da mesma medida anunciada ontem para a dívida portuguesa.

Ver comentários
Outras Notícias