Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Maioria dos bancos prevê aumentar salários para compensar restrições nos prémios

A União Europeia criou regras para limitar os prémios pagos na banca. Sector prevê aumentar a remuneração fixa para compensar parte das perdas.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 11 de Junho de 2013 às 13:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

Um estudo realizado pela empresa Towers Watson revela que mais de metade dos bancos, a nível mundial, prevê aumentar os salários dos trabalhadores para compensar as limitações impostas ao nível dos prémios pagos, de acordo com a Bloomberg. O estudo teve por base um inquérito a responsáveis dos recursos humanos de 150 instituições financeiras.

 

De acordo com o documento, 7% dos inquiridos considera que as novas regras da União Europeia vão surtir efeito e reduzir as remunerações no sector. Enquanto 53% diz que vai haver aumentos salariais para compensar parte da perda de bónus.

 

Segundo o mesmo inquérito, os trabalhadores do sector financeiro vão também receber mais formação, aumentos das contribuições para a reforma e programas de trabalho mais flexíveis.

 

Os bancos “estão cientes” que quando as regras sobre os prémios na banca forem implementadas na sua totalidade, “muitos dos seus trabalhadores vão receber menos dinheiro e reconhecem a necessidade de compensar” este factor “de diversas formas”, afirma Mark Shelton, um dos administradores da Towers Watson, num comunicado citado pela Bloomberg.

 

As novas regras de prémios na banca, definidas pela Autoridade Europeia da Banca (EBA, sigla original), estipulam que os bónus não podem duplicar o salário fixo. A EBA determinou ainda que ninguém poderá auferir mais de 500 mil euros por tomada de risco. Um dos objectivos das novas regras é diminuir os riscos assumidos pelos gestores, depois da crise financeira, iniciada em 2008 após a falência do Lehman Brothers, ter sido provocada por apostas em produtos complexos.

Ver comentários
Saber mais banca EBA União Europeia prémios
Outras Notícias