Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Marques Mendes diz que Lone Star impôs limite até 31 de Março para comprar Novo Banco

Um dos fundos que integram a Lone Star terá dado a data de 31 de Março como limite para movimentar dinheiro para a compra do Novo Banco, segundo disse Luís Marques Mendes, advogado, no seu habitual comentário de domingo na SIC.

O ex-líder do PSD Luís Marques Mendes, considerou que Mário Soares 'foi a maior figura da democracia portuguesa, enaltecendo 'a coragem política, a visão e o sentido estratégico e a enorme intuição' do antigo Presidente da República. Em declarações à agência Lusa, Marques Mendes falou das 'qualidades políticas de Mário Soares', que hoje morreu aos 92 anos em Lisboa, qualidades 'absolutamente marcantes num político' que fizeram do antigo chefe de Estado 'um político absolutamente decisivo'. 'Do meu ponto de vista, o doutor Mário Soares foi a maior figura da democracia portuguesa pelas suas qualidades políticas que ele evidenciou e que do meu ponto de vista são sobretudo a coragem política, a visão e o sentido estratégico e a sua enorme intuição', disse.
Para o antigo líder do PSD, Mário Soares 'foi a maior figura da democracia portuguesa especialmente pela influência que teve nas principais fases quer da construção quer da implementação' do regime democrático português. A primeira destas 'três fases capitais' foi antes do 25 de Abril, na luta de Mário Soares 'pela liberdade, quer quando foi preso - e esteve 13 vezes preso - quer quando foi exilado quer quando esteve deportado'.
'Segunda fase igualmente marcante já depois do 25 de Abril, em 1975, o combate ao PREC e ao totalitarismo de esquerda que se pretendia implantar em Portugal. É marcante o célebre debate com Álvaro Cunhal que é um dos momentos raros da nossa democracia', recordou.
O comentador político destaca ainda 'a influência decisiva que teve na integração europeia' já que foi Mário Soares 'enquanto primeiro-ministro a pedir a adesão à CEE e foi Mário Soares, enquanto primeiro-ministro do Bloco Central a assinar o tratado de adesão'.
'E finalmente o seu enorme contributo para a normalização democrática de Portugal', disse ainda.
Para esta normalização, Marques Mendes destaca dois momentos, o primeiro em '1982, em que Mário Soares fez uma revisão constitucional patriótica com [Francisco Pinto] Balsemão e com Freitas do Amaral.
'E depois enquanto Presidente da República - o primeiro Presidente da República civil - em que deu um contributo para consolidar e normalizar a nossa vida democrática', destacou.
Negócios 12 de Março de 2017 às 21:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

"A decisão [da venda do Novo Banco] tem de ser tomada até 31 de Março. É a data limite 'imposta' por um dos fundos que integra a Lone Star para movimentar receitas para a operação". O dado, que estabelece uma data limite para a venda do Novo Banco, foi dado por Luís Marques Mendes, no habitual comentário de domingo na SIC, e cujo extracto o Negócios publica.

O momento da conclusão do processo, conforme já tinha avançado o Negócios, estará para breve. Mas o processo está ainda nas mãos da Comissão Europeia. Marques Mendes diz mesmo haver um "braço de ferro entre a DGComp [Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia] e o Governo português", por causa dos 25% que o Estado directa ou indirectamente ficará a deter no Novo Banco.

Bruxelas quer que o Estado português aliene 100%, mas o que agora está em cima da mesa - naquela que foi a solução para não se dar a garantia inicialmente pedida pela Lone Star - é o Estado ficar com 25%, partilhando o risco.

Marques Mendes acredita, no entanto, que Bruxelas vai aceitar a posição portuguesa, mas com condições. A Lone Star ficará com 75% do banco, por um valor simbólico, mas "
está assegurado que o Estado receberá, ao longo de 20 anos, o empréstimo de 3,9 mil milhões que fez ao Fundo de Resolução". Além da Lone Star e Estado o Novo Banco não ficará com outros accionistas, não tendo avançado a hipótese de ter empresas portuguesas como accionistas.

Os contratos de venda, acrescenta Marques Mendes, estão a ser já redigidos. 




Ver comentários
Saber mais Novo Banco Lone Star
Outras Notícias