Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ministro das Finanças irlandês defende renegociação dos testes de stress

Michael Noonan considera que testes de stress deverão ser renegociados.

Andreia Major amajor@negocios.pt 15 de Março de 2011 às 16:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Irlanda não pode renegociar os termos da sua dívida até o banco central completar os testes de stress para determinar se os bancos necessitam de novo financiamento, conforme declarou o Ministro das Finanças irlandês citado pela Bloomberg.

"Não é razoável esperar propostas definitivas ou acordos enquanto os testes de stress estão a decorrer", disse Noonan ontem em Bruxelas após um encontro com oficias da União Europeia.

O responsável acrescentou que ficaria surpreendido se os 10 mil milhões de euros inicialmente reservados para o resgate dos bancos fosse suficiente, após ter já declarado que em principio esse valor deverá ser superado.

Os resultados dos testes de stress nos bancos irlandeses deverão sair até ao final do mês, e o Comissário dos Assuntos Económicos e Monetários da União Europeia, um dos oficiais que se encontrou com Noonan ontem, disse que discordava da estimativa do governo da Irlanda de que iriam ser necessários mais de 10 mil milhões de euros.

"Eu não partilho dessa visão", disse Rehn. Parte do fundo de estabilização dos bancos é coberto pelos próprios irlandeses, através do sistema de pensões e das reservas de caixa.

Ver comentários
Saber mais Michael Noonan Irlanda testes de stress
Mais lidas
Outras Notícias