Desporto Moeda de Eusébio entra em circulação na próxima semana

Moeda de Eusébio entra em circulação na próxima semana

A distribuição da moeda ao público será feita através das Instituições de Crédito e das Tesourarias do Banco de Portugal, estando prevista uma emissão máxima de 100 mil exemplares.
Moeda de Eusébio entra em circulação na próxima semana
Negócios 17 de maio de 2016 às 12:16

O Banco de Portugal vai colocar em circulação a partir da próxima segunda-feira, 23 de Maio, uma moeda de colecção dedicada a Eusébio.

O antigo jogador do Sport Lisboa e Benfica e da Selecção Nacional de Futebol terá uma moeda integrada na série "Ídolos do Desporto", no valor facial de 7,5 euros e em liga de cuproníquel, refere um aviso publicado esta terça-feira, 17 de Maio, em Diário da República.


Desenhada por André Carrilho, a moeda de 33 mm de diâmetro apresenta de um dos lados a figura de Eusébio numa pose desportiva em movimento de remate, com uma representação do escudo nacional e do valor facial. No outro lado, em todo o campo central, está a representação do busto do "Pantera Negra", com as legendas laterais "Portugal 2016" e "Eusébio".


Segundo a publicação, a distribuição da moeda ao público será feita através das Instituições de Crédito e das Tesourarias do Banco de Portugal, estando prevista uma emissão máxima de 100 mil exemplares. A versão em prata com acabamento especial do tipo "proof" pode ter uma emissão de
até 5000 moedas, enquanto as moedas em ouro com o mesmo acabamento podem chegar até aos 2500 exemplares.


As versões "proof" virão num estojo em cortiça com certificado de garantia numerado.


O plano numismático de 2016, onde esta moeda de colecção estava prevista, inclui ainda o lançamento durante este ano de mais seis moedas alusivas: modernismo português, figurado de Barcelos, cante alentejano, D. Catarina de Bragança, lince ibérico e Museu do Dinheiro.


Eusébio da Silva Ferreira nasceu em Moçambique a 25 de Janeiro de 1942 e morreu em Lisboa a 5 de Janeiro de 2014. Entre 1961 e 1975 envergou a camisola do Sport Lisboa e Benfica. Há 50 anos, no Mundial de 1966, esteve entre os jogadores da Selecção Nacional que levaram a "equipa das quinas" ao terceiro lugar no campeonato realizado em Inglaterra. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI