Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s: Resultados dos testes de stress são “positivos” mas restaurar a confiança ainda vai levar tempo

A agência de notação financeira sublinha que os testes de stress são um passo “muito importante” para o estabelecimento do Mecanismo Único de Supervisão na Europa.

Bloomberg
Rita Faria afaria@negocios.pt 27 de Outubro de 2014 às 14:32
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...

A agência de notação financeira Moody’s viu como positivos os resultados dos testes de stress realizados pelo Banco Central Europeu a 130 instituições financeiras, sendo este instrumento um "passo importante" para o estabelecimento do Mecanismo Único de Supervisão na Europa (SSM na sigla inglesa).

 

"No geral, a Moody’s viu os resultados como positivos para os credores dos bancos da área do euro. Os resultados mais notáveis ??do exercício foram o progresso em direcção à reparação do balanço dos bancos e à melhoria da transparência das contas bancárias", defende Carola Schuler, directora da Moody’s, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 27 de Outubro.

 

Ao mesmo tempo, a agência de notação financeira acredita que o objectivo declarado do BCE de restaurar a confiança no sistema bancário da Europa ainda vai levar algum tempo, podendo ser desafiado pelo ambiente operacional que enfrentam os bancos da região. Além disso, acrescenta a agência, alguns bancos passaram por uma margem muito pequena e, portanto, espera-se que façam ainda mais.

 

Das 130 instituições analisadas, 25 chumbaram, elevando para 25 mil milhões de euros as necessidades totais de capital. No entanto, 12 já reforçaram o capital, pelo que não terão de tomar novas medidas para reforçar a solidez.

 

Quanto aos restantes, a Moody’s acredita que a maioria será capaz de fechar as insuficiências de capital com os seus próprios recursos.

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu Mecanismo Único de Supervisão Carola Schuler BCE economia negócios e finanças testes de stress
Outras Notícias