Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Morais Pires recusou-se a colaborar com auditoria forense do Banco de Portugal

Amílcar Morais Pires não quis participar nas auditorias que tentaram descobrir o que se passou no Banco Espírito Santo nos últimos momentos de vida da instituição financeira.

Bruno Simão/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 11 de Dezembro de 2014 às 19:47
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O primeiro nome proposto por Ricardo Salgado para seu sucessor não quis colaborar com a auditoria da PwC, sobre a Eurofin, nem a auditoria forense, sobre as violações a determinações do Banco de Portugal.

  

A deputada Mariana Mortágua perguntou a Morais Pires, antigo administrador financeiro do BES até Julho de 2014, para confirmar se tinha recusado participar na auditoria feita pela PwC – que acabou por apontar questões sobre o esquema de triangulação que passava pela Eurofin e que causava prejuízos ao banco.

 

"Não fui à auditoria da PwC". "Porquê?" "Achei que não devia participar nessa auditoria nem na auditoria forense", respondeu Morais Pires. A auditoria forense foi feita pelo Banco de Portugal, em colaboração com KPMG e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, para analisar se houve violações a determinações do regulador que pretendiam separar o ramo financeiro do GES (BES) do ramo não financeiro.

 

Ricardo Salgado, na sua audição, havia remetido para Morais Pires e Isabel Almeida as explicações sobre o esquema de financiamento que utilizava a Eurofin e que acaba por gerar perdas para o banco. Mas os temas da Eurofin estão sob segredo de justiça, pelo que não quis falar sobre elas. Salgado também não quis colaborar com a auditoria forense do BES porque considerou que já havia conclusões pré-assumidas antes da sua conclusão. 

 

"Porque não esclareceu já tudo?" "A seu tempo se saberá. Espero que tudo se vá esclarecer a bem de todos", concluiu Morais Pires. 

Ver comentários
Saber mais Ricardo Salgado Banco de Portugal Mariana Mortágua Morais Pires BES KPMG banca Comissão do Mercado de Valores Mobiliários GES
Mais lidas
Outras Notícias