Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Morais Pires: Sobrinho não gostou de deixar de reportar só a Salgado

Álvaro Sobrinho tinha autonomia no BESA e reportava apenas a Ricardo Salgado. Não gostou de ter de responder perante Morais Pires.

Bruno Simão/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 11 de Dezembro de 2014 às 20:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Álvaro Sobrinho não gostou que Amílcar Morais Pires passasse a ter a tutela do BES Angola, em 2012. "É óbvio que um administrador que nem sequer era da família passar a superentender a sua actividade era uma intrusão e não gostou", atirou o antigo administrador financeiro do Banco Espírito Santo até Julho de 2014.

 

Até Maio de 2012, Sobrinho "gozava de grande autonomia, que reportava unicamente ao accionista, na pessoa do Dr. Ricardo Salgado". Álvaro Sobrinho era o presidente do BES Angola, onde o BES tinha mais de 50% do capital.

 

Nessa data, Morais Pires, o administrador financeiro, passou a ter a tutela da área financeira. E havia razões para Sobrinho não ter gostado desse facto, questionou o social-democrata Duarte Marques? "Há muito que vinha manifestando divergências estratégicas sobre o rácio de crédito sobre depósitos" no BESA, contou o antigo responsável do banco na sua audição do inquérito ao banco.

 

Já na intervenção inicial, o antigo CFO do BES havia dito que gerir a forma de gestão do banco havia sido um dos "vários desafios" que enfrentou quando passou a ter o pelouro do BESA. Sobrinho viu com "muita relutância a alteração do responsável do BES em Lisboa". "Durou um ano" liderar com esta mudança.

 

Em Agosto de 2012, foi proposto um novo presidente executivo do BESA: Rui Guerra. Mas só em Novembro tomou posse – Sobrinho passou a presidente do conselho de administração. E até Janeiro de 2013, Guerra teve de vir a Lisboa para tratar dos vistos, pelo que só nesse mês se iniciaram os trabalhos da nova administração. 

Ver comentários
Saber mais Morais Pires Ricardo Salgado Álvaro Sobrinho BESA GES BES
Mais lidas
Outras Notícias