Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Necessidades da banca do Chipre equivalem a quase 70% do PIB do país

O presidente do banco central cipriota afirmou que as necessidades de recapitalização do sector bancário do país ascendem 12 mil milhões de euros – o equivalente a 67% do seu produto interno bruto.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 08 de Agosto de 2012 às 16:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Panicos Demetriades, presidente do banco central do Chipre, disse que o sistema bancário do país precisa de cerca de 12 mil milhões de euros para reporem as suas necessidades de capital.

Este valor corresponde a 67% do produto interno bruto (PIB) do país e resulta de perdas que os bancos sofreram durante a crise financeira, incluindo o impacto de quatro mil milhões de euros com a reestruturação da dívida grega, bem como devido ao aumento das exigências de capital pelo regulador europeu.

As palavras de Panicos Demetriades foram hoje duramente criticadas pelo anterior governador do banco central cipriota. "Uma coisa é satanizar os bancos por motivos políticos", disse Athanasios Orphanides no parlamento. "Mas outra bastante diferente é divulgar números que podem destruir o nosso país nesta altura, criando a impressão que a nossa dívida é insustentável", acrescentou o antigo responsável do banco central.

Athanasios Orphanides acusou ainda o seu sucessor de permitir que os bancos insuflassem as suas necessidades de capital em plena crise da dívida soberana. No dia 25 de Junho, a Fitch disse que as necessidades de capital dos bancos do Chipre ascendiam a quatro mil milhões de euros.

No dia 2 de Agosto, quinta-feira, a Standard & Poor’s cortou o rating da dívida do Chipre em um nível para BB, ficando assim no segundo nível mais baixo da categoria de classificação especulativa(também conhecida como "junk" ou "lixo").

A agência de notação estima necessidades de financiamento no valor de 11 mil milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais Chipre dívida banca Panicos Demetriades banco central Athanasios Orphanides
Outras Notícias