Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Necessidades de capital dos bancos europeus aumentaram em oito mil milhões (act.)

A Autoridade Bancária Europeia reviu as necessidades de capital dos bancos europeus e concluiu que estes precisam de mais oito mil milhões de euros, além dos 106 mil milhões de euros anunciados em Outubro.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 08 de Dezembro de 2011 às 16:14
  • Partilhar artigo
  • ...
No total, os bancos europeus precisam de 114,7 mil milhões de euros para reforçar os rácios de capital, até Junho de 2012, tendo em conta as perdas assumidas com a dívida europeia.

Este valor, divulgado pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, sigla em inglês), representa um aumento de 8 mil milhões de euros face às necessidades de estimadas em Outubro (106,7 mil milhões de euros).

A EBA revela ainda que os bancos alemães irão precisar de 13,1 mil milhões de euros - mais do dobro do que indicava a anterior estimativa de 5,2 mil milhões de euros - e os italianos de 15,4 mil milhões de euros para reforçar os rácios de capital.

Os bancos franceses viram as suas necessidades de capital cair de 8,8 mil milhões para 7,3 mil milhões de euros. No caso da Grécia e da Espanha, as necessidades de capital permaneceram inalteradas nos 30 mil milhões e 26,17 mil milhões de euros, respectivamente.

No caso dos bancos portugueses, as necessidades de capital baixaram em 845 milhões de euros para 6,95 mil milhões de euros.

Os bancos europeus terão que atingir um rácio "core tier one" de 9% em Junho de 2012. Caso não consigam obter o capital necessário junto dos seus accionsitas, ou dos goevrnos, podem recorrer à ajuda do fundo de resgate da União Europeia.
Ver comentários
Saber mais Autoridade Bancária Europeia EBA bancos
Outras Notícias