Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Novo Banco vende gestora de fundos espanhola à Trea Asset Management

O Novo Banco, através da GNB Gestão de Ativos, assinou um contrato de promessa compra e venda de 100% do capital da Novo Activos Financieros España (NAFE), a "holding" que agrega as empresas NB Gestión e NB Pensiones.

Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 20 de Dezembro de 2019 às 17:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Novo Banco continua a vender ativos. O banco liderado por António Ramalho anunciou, esta sexta-feira, 20 de dezembro, que decidiu avançar com a venda da gestora de fundos e pensões espanhola Novo Activos Financieros España à Trea Asset Management.

 

"O Novo Banco, através da GNB Gestão de Ativos SA, assinou hoje um contrato de promessa compra e venda de 100% do capital da Novo Activos Financieros España (NAFE), holding que agrega as empresas NB Gestión e NB Pensiones, à gestora espanhola Trea Asset Management", lê-se no comunicado enviado pelo banco que resultou da resolução do Banco Espírito Santo, no verão de 2014.

De acordo com o Novo Banco, a Trea Asset Management é uma das principais gestoras independentes na gestão de ativos financeiros em Espanha. E, com esta operação, o montante de ativos sob gestão ultrapassa os 5.000 milhões de euros. 

Quanto à NAFE, o banco adianta que esta entidade gere mais de 800 milhões de euros em fundos de investimento e fundo de pensões. 

O Novo Banco tem vindo a alienar ativos e a avançar com fusões por incorporação para simplificar a estrutura. Mais recentemente, o banco liderado por António Ramalho absorveu agora a Espirito Santo PLC, numa operação que marcou a saída definitiva da instituição financeira da Irlanda. Isto depois de ter avançado com operações semelhantes na Alemanha e Ilhas Caimão. 

O banco tem também alienado carteiras de crédito malparado e imóveis. A operação mais relevante foi o chamado projeto "Nata 2", um portefólio com três mil milhões de euros em ativos tóxicos que passou para as mãos da Davidson Kempner.

Ver comentários
Saber mais banca Novo Banco António Ramalho
Mais lidas
Outras Notícias