Banca & Finanças Novo Banco vende GNB Vida. Nome muda para Gama Life

Novo Banco vende GNB Vida. Nome muda para Gama Life

O Novo Banco concluiu a venda da seguradora GNB VIda à Apax Partners. Uma operação que gerou uma mais-valia de 6 milhões de euros.
Novo Banco vende GNB Vida. Nome muda para Gama Life
Tiago Petinga/Lusa
Rita Atalaia 14 de outubro de 2019 às 18:02
O Novo Banco anunciou há mais de um ano a venda da GNB Vida, tendo agora concluído a operação, de acordo com um comunicado enviado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Uma seguradora que ganha agora uma nova entidade.

O Novo Banco revelou que "concretizou a venda da totalidade do capital social da GNB" à GBIG, da Apax. O valor da operação foi de 168 milhões de euros.

 

"O valor de venda ascendeu a um preço fixo inicial de 123 milhões de euros acrescido de uma componente variável de até 125 milhões de euros indexada a objetivos de distribuição constantes do contrato entre o Novo Banco e a GNB Vida para distribuição de produtos de seguros vida em Portugal por um período de 20 anos", adianta o banco liderado por António Ramalho.

 

"O montante fixo da operação comunicado a 12 de setembro de 2018 foi de 190 milhões de euros sendo o valor obtido no fecho da mesma de 168 milhões de euros numa base comparável (like for like)", explica a mesma fonte.

 

"A 30 de junho de 2019, esta operação teria um impacto positivo no capital Common Equity Tier 1 do Novo Banco de 6 milhões de euros", acrescenta o Novo Banco.

De GNB Vida para Gama Life

Em conjunto com esta operação, os novos donos da seguradora decidiram também lançar uma nova marca, de acordo com um comunicado da Apax. A entidade até agora detida pelo Novo Banco perde o nome de GNB Vida e passa a ser reconhecida por Gama Life.

”Acreditamos que a combinação do forte franchise e posição de mercado do Novo Banco, em conjunto com o nosso foco em novos produtos e soluções, trará benefícios significativos os para os 1,3 milhões de clientes do Novo Banco”, adianta Matteo Castelvetri, CEO do grupo num comunicado divulgado esta segunda-feira. 

A concretização desta operação surge depois de ter recebido a aprovação da Comissão Europeia e do regulador português, a ASF.

(Notícia atualizada às 21h51 com mais informação.)




Marketing Automation certified by E-GOI