Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Novo Banco ficará para chineses ou espanhóis

A venda do Novo Banco não alterará, pelo menos no imediato, o equilíbrio geográfico dos "donos" da bolsa portuguesa. Mas é mais uma demonstração de que espanhóis e chineses são dos investidores com mais força na economia portuguesa. É de Espanha e da China que vêm os mais sérios candidatos à compra do banco que ficou com os activos saudáveis do BES.

Bruno Simão/Negócios
Maria João Gago mjgago@negocios.pt 26 de Fevereiro de 2015 às 00:01
  • Partilhar artigo
  • 7
  • ...

Em termos de número de candidatos, espanhóis e chineses estão empatados – isto sem contar com o sucesso da OPA do CaixaBank sobre o BPI, que tornará esta instituição numa espécie de braço do grupo catalão neste processo. Para já, há três grupos de Espanha e três entidades chinesas a participarem na compra do grupo liderado por Eduardo Stock da Cunha.

Da China, os candidatos pré-qualificados para apresentarem ofertas não vinculativas para o Novo Banco são a Fosun, o Bank of China (BoC) e o Angbang Insurance Group. Todos têm interesses na área financeira, mas apenas o BoC é grupo bancário.

Já os três candidatos espanhóis – Santander, BBVA e Popular – são todos grandes bancos europeus com interesses no mercado bancário português.

Chineses, espanhóis e os restantes nove interessados têm até 20 de Março para apresentarem ofertas não vinculativas para o Novo Banco.

Ver comentários
Saber mais OPA BPI Eduardo Stock da Cunha Novo Banco
Outras Notícias