Banca & Finanças O que disse Carlos Costa na 10ª audição da comissão de inquérito ao Banif

O que disse Carlos Costa na 10ª audição da comissão de inquérito ao Banif

Foi uma curta audição, de duas horas, aquela em que Carlos Costa voltou ao inquérito ao Banif. Criticado por uma falha grave, motivo que pode ser o ponto de partida para uma exoneração, o governador disse que não podia fazer de outra forma.
O que disse Carlos Costa na 10ª audição da comissão de inquérito ao Banif
Bruno Simão/Negócios
Diogo Cavaleiro 19 de abril de 2016 às 18:38

"O Banco de Portugal não informou o Governo nem o podia fazer". Carlos Costa disse-o esta terça-feira no arranque da sua audição, a segunda em quinze dias, na comissão de inquérito ao Banif. Foi assim que reagiu à acusação de Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado das Finanças, de que tinha omitido informação. 

 

Em causa estava a reunião do conselho de governadores do BCE, sobre a qual o Banco de Portugal diz não poder divulgar muitas informações. Certo é que foi para a comissão executiva da autoridade monetária da Zona Euro que Carlos Costa remeteu a culpa pelas restrições mais gravosas impostas ao Banif, pouco antes da resolução, quando comparadas com as propostas pelo próprio regulador.

 

Um dos aspectos sobre o qual Carlos Costa não quis estender-se em explicações, escudado na confidencialidade obrigatória pelas leis europeias, foi o do modelo de resolução escolhido para o Banif. Foi aplicada a medida com venda imediata da operação e o governador defende que "não havia margem" para que fosse de outra maneira, como um banco de transição, opção preferida pelas autoridades nacionais.

 

O Banif foi vendido ao Santander em Dezembro de 2015. Mas quando ainda se esperava uma reunião com o Banco Popular, para criar um modelo competitivo, já estava tudo preparado para que fosse possível alienar o banco sediado no Funchal ao concorrente de capitais espanhóis, segundo informações descritas pelo governador e por documentos que estão no inquérito à queda do banco. 





Notícias Relacionadas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI