Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

O que disse Mário Centeno na 11ª audição da comissão de inquérito ao Banif

Depois de ter protagonizado o sétimo depoimento do inquérito ao Banif, o ministro das Finanças foi chamado a explicar-se novamente, depois de o PSD o ter acusado de mentir. Centeno recusou ligações especiais ao Santander.

Bruno Simão
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 19 de Abril de 2016 às 18:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Quinze dias depois de estar no Parlamento a falar sobre o Banif, Mário Centeno regressou à sala da comissão de inquérito para dar novos esclarecimentos em torno do banco. Numa audição mais curta, de cerca de duas horas e meia, o ministro respondeu às acusações de mentira por parte do PSD.

 

"Não vale a pena repetir falsidades. Fica-lhe muito mal. Tratava-se de uma pergunta capciosa que entendia que eu tinha feito nesses telefonemas um favorecimento ao Santander. Tal favorecimento nunca ocorreu", disse Mário Centeno.

 

Em relação ao e-mail citado pelo PSD, que segundo os deputados do grupo parlamentar mostra uma "mentira", o governante com a pasta das Finanças defendeu ter contactado Vítor Constâncio e Danièle Nouy para "lhes solicitar os bons ofícios para uma boa condução do que já se perspectivava vir a ser uma venda em contexto de resolução".

 

Sobre a Europa, Mário Centeno argumentou, em contraposição à ideia de Bruxelas de que não impôs soluções para a banca portuguesa, que houve uma "forte imposição" Comissão Europeia no caso Banif.

 

Além de contrariar a Europa, o titular da pasta das Finanças também foi contra aquilo que o Santander disse: o empréstimo do banco ao Estado não tem que ver com a resolução do Banif.

 

Na audição, e depois de já o ter dito a jornalistas, o ministro das Finanças reiterou a ideia de que Carlos Costa omitiu informação ao Governo, tendo-o já acusado de "falha grave". No entanto, Centeno ressalva que as relações institucionais se mantêm sem problemas.

Ver comentários
Saber mais Mário Centeno Banif Vítor Constâncio comissão de inquérito ao Banif Santander
Mais lidas
Outras Notícias