Banca & Finanças O que disse Mário Centeno na 11ª audição da comissão de inquérito ao Banif

O que disse Mário Centeno na 11ª audição da comissão de inquérito ao Banif

Depois de ter protagonizado o sétimo depoimento do inquérito ao Banif, o ministro das Finanças foi chamado a explicar-se novamente, depois de o PSD o ter acusado de mentir. Centeno recusou ligações especiais ao Santander.
O que disse Mário Centeno na 11ª audição da comissão de inquérito ao Banif
Bruno Simão
Diogo Cavaleiro 19 de abril de 2016 às 18:41

Quinze dias depois de estar no Parlamento a falar sobre o Banif, Mário Centeno regressou à sala da comissão de inquérito para dar novos esclarecimentos em torno do banco. Numa audição mais curta, de cerca de duas horas e meia, o ministro respondeu às acusações de mentira por parte do PSD.

 

"Não vale a pena repetir falsidades. Fica-lhe muito mal. Tratava-se de uma pergunta capciosa que entendia que eu tinha feito nesses telefonemas um favorecimento ao Santander. Tal favorecimento nunca ocorreu", disse Mário Centeno.

 

Em relação ao e-mail citado pelo PSD, que segundo os deputados do grupo parlamentar mostra uma "mentira", o governante com a pasta das Finanças defendeu ter contactado Vítor Constâncio e Danièle Nouy para "lhes solicitar os bons ofícios para uma boa condução do que já se perspectivava vir a ser uma venda em contexto de resolução".

 

Sobre a Europa, Mário Centeno argumentou, em contraposição à ideia de Bruxelas de que não impôs soluções para a banca portuguesa, que houve uma "forte imposição" Comissão Europeia no caso Banif.

 

Além de contrariar a Europa, o titular da pasta das Finanças também foi contra aquilo que o Santander disse: o empréstimo do banco ao Estado não tem que ver com a resolução do Banif.

 

Na audição, e depois de já o ter dito a jornalistas, o ministro das Finanças reiterou a ideia de que Carlos Costa omitiu informação ao Governo, tendo-o já acusado de "falha grave". No entanto, Centeno ressalva que as relações institucionais se mantêm sem problemas.




Notícias Relacionadas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI