Banca & Finanças O que é a ES Enterprise? Um alegado saco azul que se quer conhecer melhor

O que é a ES Enterprise? Um alegado saco azul que se quer conhecer melhor

Diz-se que foi um saco azul do GES, para pagamentos do grupo a várias entidades. O PSD e o CDS pediram mais informações aos seus administradores, Machado da Cruz e José Castella, e a Helder Bataglia, que daí recebeu pagamentos.
O que é a ES Enterprise? Um alegado saco azul que se quer conhecer melhor
Bruno Simão
Diogo Cavaleiro 05 de fevereiro de 2015 às 20:09

A ES Enterprise é uma das muitas sociedades do Grupo Espírito Santo que se desconhece a sua actividade. O Público noticiou há meses que estava a ser investigada por se considerar que pudesse ser um saco azul do grupo. O i confirmou a investigação do Ministério Público. Esta quinta-feira, 5 de Fevereiro, o PSD e o CDS fizeram requerimentos com perguntas sobre a empresa.

 

"Nomeação de pessoas habilitadas a prestar informações sobre a referida empresa". Esta é um pedido que os grupos parlamentares social-democrata e centrista fazem a Machado da Cruz, o conhecido como o "commissaire aux comptes" da ESI, José Castella, o tesoureiro do GES, e Helder Bataglia, o presidente da Escom.

 

Qual a estrutura accionista, quem pertencia aos órgãos sociais, onde está a sua sede são algumas das perguntas feitas a estas três pessoas, que já foram ouvidas na comissão de inquérito. Castella e Machado da Cruz foram ouvidos pelos deputados à porta fechada e a informação que saiu das reuniões é a de que ambos admitiram ser administradores da ES Enterprise embora não soubessem qual a sua actividade.

 

Já a Helder Bataglia, presidente da sociedade do GES Escom, os grupos parlamentares liderados por Carlos Abreu Amorim e Cecília Meireles fazem perguntas específicas depois de este ter dito, também no inquérito parlamentar, que recebeu "success fees" da ES Enterprise (uma espécie de prémios de desempenho).

 

Cópia dos contratos, nomes de quem contratualizou aqueles prémios, qual a sua origem são também questões colocadas pelos deputados da maioria para se conhecer o funcionamento desta empresa desconhecida. 

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI