Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Plano de recapitalização da banca europeia pode ser inferior a 100 mil milhões

Valor identificado fica bem abaixo dos já referidos pelo FMI e analistas internacionais.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 19 de Outubro de 2011 às 20:44
A estimativa da União Europeia aponta para que será necessário menos de 100 mil milhões de euros para reforçar o capital da banca europeia, noticia esta noite o “Financial Times”, dando conta que este valor fica aquém das estimativas do FMI e dos analistas internacionais.

O jornal britânico cita estimativas dos resultados dos testes de stress de emergência que foram conduzidos pelo regulador europeu. A Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla inglesa) concluiu que para os bancos europeus reforçarem os seus rácios “core tier one”, necessitam de reforçar o seu capital entre 70 e 90 mil milhões de euros. Isto depois de ter testado o impacto, no capital das instituições financeiras, das perdas potencia na dívida dos países europeus em dificuldades.

O FT salienta que o valor encontrado pela EBA compara com os 200 mil milhões de euros já falados pelo FMI, ficando também muito abaixo das estimativas dos analistas, que apontam para uma necessidade de recapitalização de até 275 mil milhões de euros.

Apesar deste valor encontrado pelo regulador da UE se situar abaixo das restantes estimativas, o jornal britânico dá conta que as pressões nas negociações que decorrerem na Europa apontam para diminuir e não aumentar este valor.

O plano de recapitalização da banca europeia, recorrendo às verbas do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, será um tema central da cimeira europeia agendada para Domingo.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio