Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Popular veio negociar Banif mas a venda ao Santander já estava preparada

Carlos Costa diz que uma equipa do Banco Popular esteve em Portugal no dia 19 de Dezembro para negociar o Banif. Um e-mail da manhã desse dia mostra, porém, que a alienação ao Santander já estava mais avançada.  

Bruno Simão/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 19 de Abril de 2016 às 11:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O Banco Popular veio negociar o Banif a Portugal no dia 19 de Dezembro de 2015, um dia antes da resolução mas, de acordo com um e-mail divulgado pelo Banco Central Europeu, a venda ao Santander Totta já estava a ser preparada.

À meia-noite de sexta-feira 18 de Abril, tornou-se "claro" que o processo de venda voluntária do Banif não ia acontecer. Apesar de existirem quatro propostas em cima da mesa todas implicavam o uso de dinheiros estatais, o que obrigava a que houvesse, antes, uma resolução bancária, isto é, perdas para os accionistas e detentores de dívida subordinada antes de encargos para os contribuintes.  

O governador Carlos Costa diz que, nessa altura, o Banco de Portugal enviou um e-mail ao presidente do Banco Popular, assinalando que "seria, de toda a conveniência, que pedisse a uma emissão para vir falar a Lisboa". "No sábado, ao início da tarde, vieram de Madrid para falar com a nossa equipa", contou o governador Carlos Costa esta terça-feira na sua segunda audição na comissão de inquérito ao Banif.

Ver comentários
Saber mais Banif Carlos Costa Banco Popular Santader
Outras Notícias