Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Procura leva BCP a aumentar e alargar operação de reforço de capitais

A oferta de troca de acções preferenciais e obrigações subordinadas por dívida tradicional deveria terminar hoje. No entanto, como as intenções de troca nas acções preferenciais superaram o limite disponível, BCP quer aumentar o valor e prolongar o prazo da operação destinada a reforçar os seus rácios de capital.

Maria João Gago mjgago@negocios.pt 30 de Setembro de 2011 às 18:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
O BCP acaba de anunciar o prolongamento do prazo da oferta de troca de acções preferenciais e de obrigações subordinadas por dívida tradicional, operação destinada a reforçar os rácios de capital do banco.

Os investidores têm até 6 de Outubro para manifestar as suas intenções de troca, tendo sido adiada para 7 de Outubro a apresentação dos resultados da oferta.


Além disso, como as intenções de troca nas acções preferenciais superaram o limite disponível, que era de 500 milhões de euros (para a soma das duas emissões), a instituição liderada por Carlos Santos Ferreira vai pedir autorização ao Banco de Portugal para aumentar o valor desta componente da oferta de troca. Segundo os dados do BCP, as intenções de troca destes títulos ascenderam a 722 milhões de euros.

Esta operação vai permitir ao banco reforçar os seus rácios de capital em cerca de 0,4 pontos percentuais. Isto porque o BCP vai comprar as acções preferenciais e as obrigações subordinadas a um preço abaixo do valor de emissão.

Esta diferença vai permitir um aumento das reservas de capital em pelo menos 310 milhões de euros, de acordo com as estimativas apresentadas pela instituição no âmbito da divulgação dos resultados de testes de stress.
Ver comentários
Saber mais BCP Carlos Santos Ferreira Banco de Portugal
Mais lidas
Outras Notícias