Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PS quer administradores não executivos mais responsabilizados

Os socialistas não querem proibir os conglomerados mistos mas querem saber quem está por detrás dos detentores de participações qualificadas nos bancos. 

Bruno Simão
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O Partido Socialista quer dar mais poder aos administradores não executivos dos bancos. Ou, pelo menos, responsabilizá-los ainda mais, adiantou o deputado socialista Pedro Nuno Santos.

 

Uma das iniciativas que o maior partido da oposição levou a Plenário esta sexta-feira, 29 de Maio, pretende que as novas regras em torno dos membros que não têm poderes de gestão num banco (não executivos) "garantam que esses administradores estão preocupados" e que assegurem que "a estratégia de risco é cumprida".

 

Pedro Nuno Santos lembrou que as suas propostas estão alinhadas com as regras da União Bancária. "Não queremos transformar Portugal numa ilha." Daí que o PS não proponha o fim de conglomerados mistos. "Não pode ser proibido. São instrumentos importantes para o desenvolvimento", defendeu Pedro Nuno Santos, adiantando que pretende, no entanto, intensificar a proibição de conflitos de interesse entre sociedades financeiras e os seus bancos.

 

O GES era um conglomerado misto mas também há compradores potenciais do Novo Banco que têm essa posição, como o caso da chinesa Fosun.

 

Mesmo assim, os socialistas pretendem que se saiba sempre quem são os beneficiários últimos de quem tem participações qualificadas na banca. "Temos o direito de saber quem está por detrás das sociedades que detêm participações qualificadas na banca". 

As iniciativas do PS 

Projecto de Lei n.º 963/XII/4.ª (PS)

Altera o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras e o enquadramento legal do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, prevendo medidas especificas com vista ao reforço da estabilidade do sistema financeiro português


Projecto de Resolução n.º 1489/XII/4.ª (PS)

Recomenda ao Governo a adopção de um conjunto de diligências com vista ao reforço da estabilidade do sistema financeiro português

Ver comentários
Saber mais Partido Socialista Pedro Nuno Santos PS Novo Banco
Mais lidas
Outras Notícias