Banca & Finanças Público: Crédito da ex-dona do Banif passou para o Santander

Público: Crédito da ex-dona do Banif passou para o Santander

A Rentipar, sociedade das herdeiras de Horácio Roque, tinha uma dívida de 8,9 milhões de euros ao Banif. Com a resolução do banco, o crédito passou para o Santander.
Público: Crédito da ex-dona do Banif passou para o Santander
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 21 de março de 2016 às 08:37
Segundo noticia esta segunda-feira, 21 de Março, o Público, a Rentipar Investimentos - que entrou em insolvência com créditos totais de 130 milhões de euros, entre 70 milhões à banca e 60 milhões a obrigacionistas - viu uma dívida de 8,9 milhões que tinha no Banif ser transferida para o Santander Totta, no âmbito da medida de resolução do Banco de Portugal de 20 de Dezembro.

O crédito não passou para o veículo que foi criado no momento da resolução - a Oitante - e que assumiu vários activos do Banif recusados pelo Santander Totta. 

A Rentipar Investimentos - uma sociedade através da qual as filhas e herdeiras de Horácio Roque detinham uma posição no banco fundado pelo pai - deu como garantia do empréstimo, de acordo com a notícia do Público, um penhor sobre 7,26% da Rentipar Financeira (veículo de investimento), 25% da Genius (seguros), obrigações da Rentimundi (imobiliário) e 90% da Reticontrol (gestão e contabilidade).

A insolvência da Rentipar foi decretada em meados de Janeiro e deixou um rasto de dívidas, sendo a mais elevada a do Novo Banco, com créditos totais de 54 milhões de euros. A do Millennium BCP ascende a 13,4 milhões. Aos obrigacionistas, a sociedade ficou a dever cerca de 60 milhões de euros.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI